O casal Len Bosack e Sandy Lerner, que eram funcionários da área de computação da universidade estadunidense Standford University, fundaram a Cisco Systems em 1984.
Embora a Cisco não tenha sido a primeira companhia dos EUA a produzir roteadores, foi a primeira a vender de forma sucedida roteadores multi-protocolos, permitindo que computadores antes incompatíveis pudessem se comunicar usando diferentes protocolos de redes [1]. Quando o protocolo de internet (IP) tornou-se o modelo padrão os roteadores multi-protocolos entraram em desuso.
Em 1990 a companhia começou a ter suas ações cotadas na bolsa de valores eletrônica da Nasdaq. Bosack e Lerner sairam da companhia com uma quantia de $170 million e se divorciaram após a saída.
Durante o boom da internet em 1999, a companhia adquiriu a Cerent Corp., uma companhia nova localizada em Petaluma, California, EUA, por cerca de U$7 bilhões. Essa foi, na época, a mais expressiva aquisição feita pela Cisco. Desde essa data apenas a compra da Scientific-Atlanta superou o valor pago pela Petaluma.
No final de março de 2000, no pico do boom das empresas ponto-com, a Cisco tornou-se a empresa mais valorizada do mundo, com uma captação de mercado de mais de U$500 bilhões[2][3]. Em 2007, com uma captação de mercado de aproximadamente U$180 bilhões, segundo a sétima edição da pesquisa Best Global Brands 2007, realizada por parceria entre a consultoria de marcas Interbrand e a revista Business Week, a Cisco foi considerada, em 2007, uma das cem marcas mais valiosas do mundo, ocupando a décima oitava posição na classificação [4].
Com suas aquisições, desenvolvimento interno, parcerias com outras empresas, a Cisco fez avanços em vários outros equipamentos de redes fora da linha de roteadores, incluindo switchers Ethernet, acessos remotos, redes para máquinas de auto atendimento bancário (ATM, segurança, telefonia por IP, e outros. Em 2003, a Cisco adquiriu a Linksys, conhecida produtora de equipamentos para rede e se posicionou na liderança do mercado doméstico de redes.
Origem do nome Cisco
O nome "Cisco" é uma abreviação das palavras inglesas San Francisco. De acordo com John Morgridge, 34o. empregado da empresa e ex-presidente corporativo, os fundadores chegaram ao nome e a Logo enquanto dirigiam para Sacramento (EUA) para registrar a companhia. — Eles viram a ponte Golden Gate emoldurada pela luz do sol.[5] O nome cisco Systems (com o "c" minúsculo) continuou a ser usado pela comunidade de engenharia mesmo após o nome oficial da companhia ser alterado oficialmente para Cisco Systems, Inc. Usuários dos produtos Cisco podem ver o nome cisco Systems ocasionalmente em relatórios de erro e mensagens IOS.
Em outubro de 2006, a Cisco lançou publicamente um novo logo que é graficamente mais simples e mais estilizada do que a original.
A unidade da Cisco no Brasil foi fundada em 1994 e até Setembro de 2008 atuava em três cidades brasileiras, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasilia.