O DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol, é utilizado em cerca de 80% das redes atualmente. Este protocolo da suíte TCP/IP permite a configuração dinâmica do IP de um host, entre outras funcionalidades.
Basicamente, um computador com DHCP Client instalado (o próprio Windows, por exemplo), quando conectado a rede, envia uma requisição UDP via broadcast (DHCP Discovery) procurando um Servidor DHCP. O Servidor DHCP, por sua vez, responde essa requisição com o DHCPOFFER (que contém o MAC do client que fez a solicitação, o IP, máscara e lease time que o servidor está disponibilizando, e o IP do próprio servidor).
O Client então responde ao DHCPOFFER com o DHCPREQUEST (via broadcast), avisando que aceita o IP. Para finalizar, quando o servidor recebe o DHCPREQUEST, ele envia para o client o DHCPACK, com a confirmação das informações contidas no DHCPOFFER.
Ocorre que hoje é comum os servidores ficarem em uma rede diferente dos usuários, e como sabemos os roteadores não permitem a passagem de broadcast. Então como utilizar o DHCP?
Esta é justamente a função do Helper Address. Ele permite que o broadcast que chega a uma interface seja enviada para outra interface em forma de unicast.
Exemplo:
Configuração:
BrainworkRT#conf t
BrainworkRT(config)#int f0/1
BrainworkRT(config-if)ip helper-address 192.168.0.10
BrainworkRT(config-if)end
BrainworkRT#wr
No cenário acima o client e o server encontram-se em redes diferentes. Para que o DHCP possa funcionar é necessário adicionar na interface F0/1 do roteador o comando ip helper-address e o IP do servidor. Assim o roteador recebe o broadcast do client e transforma-o em um pacote unicast, destinado ao servidor.
O Helper Address funciona para DHCP, DNS e em alguns caso até para TFTP, e pode ser configurado em interfaces físicas ou interfaces virtuais.
Até a próxima.
Cara muito bom e interessante seu blog!
continue assim!
Obrigado Cledir.
Espero que você continue visitando.
Opa, post interessante cara, mas me esclarece uma dúvida, e no servidor dhcp como fica a configuração …
Não precisa alterar nada no DHCP Server.
Esse blog, é minha referencia de qualidade….
Fiz a simulação no packet tracer e deu tudo certo!
No roteador e no switch 3560 deu certo. Mas no switch 2960 repeti as mesmas configurações que fiz no 3560 e não funcionou. Visualizando no modo de simulação, vi que o switch não encaminha o datagrama udp para o servidor dhcp. Ele descarta. Não conheço as funcionalidades do 3560 e do 2960, só experimentei as configurações pra ver no que que dar.
Pesquisando um pouco descobri que o 2960 é layer 2. Só não entendi pq ele permite fazer a configuração se não vai funcionar…
O 2960, com software 15.0, pode ser usado como layer 3.
Lembrando que a rota remota do servidor DHCP deve está na tabela de roteamento, senão a mesma não irá funcionar.
Parabéns pelo post.Muito bom !
Muito bom ajudou legal.configurei cisco funcionou na hora,um abraço
É possível configurar mais de um ip helper-address por interface ? Caso o site principal fique indisponível, o ip helper apontar para outro servidor de DHCP em outro site (sem uma intervenção manual).
Olá Nacélio,
Sim é possível (depende da versão do IOS), neste caso o comportamento padrão do roteador será enviar a requisição DHCP para todos os servidores que estarão cadastrados no helper address, o router não tem como monitorar o servidor de DHCP para saber qual estaria ativo.
O ideal é que seus servidores DHCP sejam capazes de identificar quem é o master e o slave para a resposta da requisição, servidores de DHCP profissionais como o CNR da Cisco são capazes de exercer esta função, o roteador aceitará a resposta do servidor que responder primeiro (tendo um tolerância no aguardo da resposta), caso os dois OFFERs cheguem ao mesmo tempo (obedecendo a tolerância de tempo) o roteador enviará o OFFER do servidor DHCP de menor endereço IP.
At.te,
Leandro Oliveira