Acho que todo mundo sabe a importância de fazer backups periódicos das configurações dos equipamentos de rede. Com esta prática podemos voltar as configurações rapidamente, caso um problema ocorra, diminuindo consideravelmente o downtime da rede.
A maneira mais fácil de salvar as configurações é através dos emuladores de terminais, como o Hyper Terminal e Tera Terminal. Com eles podemos fazer o backup sem a necessidade de um TFTP Server.
Segue abaixo o procedimento para fazer o backup, utilizando o Hyper Terminal (apesar de não ser meu software favorito, ele vem com o Windows…).
1°)Abra o Hyper Terminal (Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Comunicações > Hyper Terminal), e de um nome qualquer para a conexão (brainwork, por exemplo).
2°) Na tela “Conectar-se”, especifique como será realizada a conexão. Para o acesso via Telnet, selecione “TCP/IP (Winsock)”, no campo “Conectar-se usando:”.Também poderíamos fazer o acesso via console ou SSH.
3°) Em seguida, coloque o IP do equipamento, já que vamos acessar via Telnet.
4°) Faça o login no equipamento, usando o seu usuário e senha. No modo de configuração privilegiado (#) digite “terminal length 0”. Isto fará com que o output dos comandos seguintes sejam exibidos sem interrupções.
5°) Em seguida vá ao menu “Transferir” e clique na opção “Capturar texto…”. Escolha um local e digite um nome para o arquivo de backup que será gerado, e clique em “Salvar”.
6°) Após clique em “Iniciar”.
7°) De volta ao equipamento, digite “show run”, e toda a saída do comando mostrada na tela será gravada.
8°) Vá novamente ao menu “Transferir” e clique na opção “Capturar texto…”, mas desta vez selecione “Parar”.
Basta ir no local que você indicou no item 5 para verificar que o backup foi gerado corretamente.
Outras informações no site da Cisco.
Até a próxima.