O comando show interface traz muitas informações que podemos utilizar para identificar problemas na interface, e até na rede. As vezes perdemos muito tempo atrás de uma informação que poderia ser encontrada analisando este comando.
No início é um tanto confuso interpretar essas informações (giants, overrun, BW100000,…), mas para facilitar segue abaixo a explicação para a maioria dos dados apresentados pelo comando show interface em uma interface FastEthernet.
FastEthernet0 is up: Indica que a interface (hardware) está ativa.
Line protocol is up: Indica que a parte lógica (software/processos/protocolos) da interface está ok.
MTU 1500 bytes: Tamanho máximo dos pacotes transmitidos pela interface.
BW 100000 Kbit: Banda da interface em kilobits por segundos. Pode ser configurado com o comando bandwith.
DLY 100 usec: Delay da interface em microsegundos.
reliability 255/255: Confiabilidade da interface, onde 255 é o máximo (100%). Se existir problemas na camada 1 ou 2 a confiabilidade diminui (241/255, por exemplo).
txload 1/255, rxload 1/255: Carga da interface, onde 255/255 indica 100% de utilização. O cálculo é feito baseado no valor indicado no comando bandwith (tx = transmitido e rx = recebido).
Encapsulation ARPA: Tipo de encapsulamento utilizado.
Keepalive set (10 sec): A cada 10 segundos um keepalive é enviado para verificar se a interface está “viva”.
Full-duplex, 100Mb/s, 100BaseTX/FX: Velocidade, estilo e sentido (unidirecional ou bidirecional) da comunicação e tipo da interface.
Last clearing of “show interface” counters never: Mostra quando foram zerados os contadores da interface (no exemplo acima, nunca).
Queueing strategy: fifo: Tipo de fila utilizada na interface (Neste caso First In, First Out).
Output queue 0/40, 0 drops; input queue 0/75, 0 drops: Número de pacotes na fila de entrada e saída. Se tiver mais pacotes do que a fila suporta, eles serão descartados, incrementando o contador “output drop”.
5 minute input rate 270000 bits/sec, 174 packets/sec: Média de bits e pacotes recebidos por segundos. Para mudar o tempo de coleta destas informações use o comando “load-interval” na interface.
5 minute output rate 1977000 bits/sec, 226 packets/sec: Média de bits e pacotes transmitidos por segundos. Para mudar o tempo de coleta destas informações use o comando “load-interval” na interface.
runts: Pacotes descartados por não terem o tamanho mínimo (64 bytes, no caso do ethernet).
giants(Jabber): Número de pacotes descartados por excederem o tamanho máximo. Por padrão são considerados giants pacotes ethernets maiores que 1518 .
throttles: Número de vezes que o receptor na porta foi desativada, possivelmente devido à sobrecarga de buffer ou processador.
input errors: Número total de erros, incluindo runts, giants, falta de buffer, CRC, frame, overrun e ignored counts.
CRC: O Cyclic Redundancy Checksum aponta erros físicos normalmente, como configuração de velocidade e duplex diferentes (de um lado está configurado full-duplex e no outro equipamento half-duplex), por exemplo. Problemas desse tipo são verificados olhando o checksum do pacote recebido.
frame: Número de pacotes recebidos que tem erro de CRC ou algum problema na estrutura do frame.
overrun: Número de vezes que a interface não foi capaz de entregar os dados recebidos para o buffer, porque a taxa de entrada excedeu a capacidade do receptor. Muitas vezes ocorre por que a utilização da CPU está alta (acima de 80%). Se o número aumentar rapidamente verifique a utilização da CPU usando o comando “show processos CPU “.
ignored: Número de pacotes recebido, mas ignorados, por problema no buffer. Excesso de tráfego, Broadcast storms e bursts of noise podem causar o incremento deste contador.
watchdog: Número de vezes que aconteceu um “timer expired” no watchdog. Isso acontece quando é recebido um pacote maior que 2048.
input packets with dribble condition detected: Informa quanto frame “pequenos” foram recebidos. Contador apenas informativo, já que o roteador aceita estes pacote (pacote maior que que os runts).
packets output: Número total de pacotes transmitidos.
bytes: Total de bytes transmitidos.
underruns: Número de vezes que o transmissor enviou dados mais rápido do que o roteador poderia receber. Algumas interfaces podem não trazer esta informação.
output errors: Todos de erros que impediram a transmissão dos datagramas para fora da interface. Observe que se somarmos os erros apresentados anteriormente o valor pode ser diferente deste (alguns erros não se enquadram em nenhum das categorias acima, mas são considerados pelo “output errors”).
collisions: Número de mensagens retransmitidas por causa de colisão no meio (Ethernet). Colisões podem ser causadas pelo uso de hubs, excesso no cascateamento de switches, configuração divergente quanto a velocidade e duplex, entre outros.
interface resets: Número de vezes que a interface foi resetada. Isto pode acontecer quando os pacotes que estão na fila para transmissão não são transmitidos em alguns segundos. Quase sempre ocasionado por congestionamento da rede.
babbles: Indica quantas vezes o tempo para a transmissão de pacotes jabber expirou.
late collision: Número de “late collision”, que são colisões que ocorrem após o a transmissão do preambulo. Podem ocorrer quando a rede é muito grande ou é grande a distancia entre os equipamentos.
deferred: Este contador é incrementado quando a interface tem que esperar a confirmação do “carrier” para realizar a transmissão.
lost carrier: Número de vezes que o “carrier” foi perdido durante a transmissão.
no carrier: Número de vezes que o “carrier” não esteve presente para a transmissão.
output buffer failures: Número de erros causados por falta de recursos na saída (transmissão).
output buffers swapped out: Número de pacotes trocados com a memória DRAM.
Até a próxima.
Muito bom, parabéns.