No fim de agosto foi publicada uma matéria na revista CRN falando sobre a competição entre os dois gigantes. Há muitos anos a HP fabrica e vende switches (ProCurve), e a Cisco já há algum tempo lançou a linha de produtos Unified Computing System (servidores, blades e virtualização), para atuar em Data Center. Ou seja, concorrentes.
Cisco e HP sempre tiveram um bom relacionamento, e a HP não dava tanta atenção para a linha ProCurve. Porém, cada vez mais os fabricantes estão de tentando aumentar seu alcance, entrando no território de outros players.
Alguns canais de venda, segundo a CRN, estão preocupados, com medo de ter que escolher em ser parceiro de um ou outro. Mas há motivo para isso?
Ouvidos pela reportagem, representantes da Cisco e HP disseram que não pretendem forçar os parceiros a escolherem. Podemos acreditar?
Particularmente não acho que, por um bom tempo, a “guerra” entre HP e Cisco chegue a ponto de disputar a exclusividade dos canais. Principalmente no Brasil, onde o ProCurve tem pouca representatividade.
A HP é mais um fabricante de switches, ainda que seja uma empresa muito maior do que outros concorrente. Os equipamentos ProCurve são mais baratos que os similares Cisco, o que pode tomar mercado de outros fabricantes, antes de incomodar a Cisco.
Por sua vez a Cisco, é novata no mercado de servidores, blades e virtualização, e nesse momento a expectativa da própria Cisco é pequena neste segmento (ainda segundo a CRN). A HP deve se preocupar mais com Dell e IBM…
Obviamente em um ano o quadro pode mudar, com cores mais pesadas ou tênues, quem sabe?
O que mudou, de fato, por enquanto, foi a postura das duas empresas, que antes já concorriam, mas sem alarde (o que é mais elegante, alias).
Até a próxima.