O VTP – VLAN Trunk Protocol, é um protocolo de camada 2, criado pela Cisco, utilizado para manter a consistência na configuração de VLANs e facilitar a administração das mesmas. Com o VTP criamos uma estrutura Client-Server, onde todas as alterações devem ser realizadas no Server, e automaticamente são replicadas para os dispositivos Clients.
Sem o VTP, quando vamos criar uma VLAN, temos que entrar em todos os switches da rede e adicioná-la. Da mesma forma, para remover ou editar uma VLAN temos que entrar em cada switch, e efetuar a operação manualmente.
Com o VTP este processo é automatizado. Após criar/deletar/editar a VLAN no VTP Server, a informação é replicada para os VTP Clients.
Além de agilizar o trabalho do administrador, o VTP também garante a consistência na configuração (as mesmas VLANs existirão em todos os switches) e minimiza as chances de erro.
As mensagens enviadas pelo VTP Server possuem um número de revisão, assim, quando o switch Client recebe o anúncio VTP, ele compara com a revisão que ele já possui. Se o número da revisão for maior ele utiliza o anúncio e consolida as alterações. Se o número da revisão for menor, o anúncio é apenas retransmitido.
Para o VTP funcionar precisamos criar um domínio, definir o VTP Server e os Clients, bem como configurar a versão do VTP (1, 2 ou 3). Opcionalmente também podemos configurar uma senha para o domínio.
Importante: Os anúncios VTP são transmitidos apenas por links Trunks.
VTP Modes
-
VTP Server: Em um switch no modo VTP Server podemos criar, editar e deletar VLANs, e definir outros parâmetros, como número da revisão e o Pruning. As opções configuradas no VTP Server são replicadas para todos os switches no domínio VTP. Neste modo o switch recebe e transmite os anúncios VTPs e guarda as informações das VLANs na NVRAM.
-
VTP Client: Possuem as mesmas configurações realizadas no VTP Server, mas nestes equipamentos não podemos criar, editar e deletar as VLANs. Recebe e transmite os anúncios VTPs, e não salva as informações de VLANs na NVRAM.
-
VTP Transparent: Neste modo o switch não participa do VTP. Podemos criar, editar e deletar VLANs, mas estas alterações são válidas apenas para o próprio equipamento (as configurações não são divulgadas para o domínio VTP). Quando um switch está no modo VTP Transparent ele apenas transmite os anúncios recebidos, sem utilizá-los. Salva as configurações de VLAN na NVRAM.
-
Off: Este modo existe apenas no CatOS, e o funcionamento é igual ao modo Transparent, porém os anúncios não são retransmitidos.
VTP Pruning
O Pruning é uma funcionalidade do VTP, que permite evitar o tráfego desnecessário na rede. Se todos os switches possuem todas as VLANs, sempre que um broadcast for enviado ele será transmitido por toda a rede.
No entanto, podemos ter switches que não tem nenhuma porta em uma determinada VLAN, e assim esse broadcast seria desnecessário.
Na figura abaixo, apenas os switches A e D possuem portas na VLAN Red, mas o tráfego broadcast é enviado para dos os switches da rede pois o VTP Pruning não está habilitado.
Já neste outro cenário, com o VTP Pruning, o tráfego destinado a VLAN Red fica restrito.
O VTP Pruning é habilitado no VTP Server e então todo o domínio VTP passa a contar com o Pruning. Observe no entanto que o tráfego das VLANs 1 e acima de 1002 nunca são “pruned” (Pruning-ineligible).
Cuidado com o VTP!
Quando utilizamos VTP temos que ter cuidado ao adicionar novos equipamentos a rede.
Como dito acima, o VTP trabalha com número de revisão, assim, se um novo switch (com o mesmo domínio configurado) entrar na rede com o número de revisão maior do que o número utilizado na rede, os switch irão aprender as informações deste novo equipamento, que sobrescreverão as informações corretas (caso não esteja configurada senha no VTP domain).
Antes de adicionar um switch na rede, devemos configurar o VTP mode como Transparent, e depois voltar para Client (ao configurar o modo Transparent o número da revisão vai para 0).
No site da Cisco tem uma animação em flash sobre o VTP, e outras informações também podem ser encontradas aqui.
Até a próxima.
Uma explicação muito boa sobre o tema, venho tirando muitas dúvidas por este ótimo blog!
Primeiramente parabens pelo Blog umas das minhas principais referencias para a certificação CCNA, este post me fez entender de fato o funcinamento do VTP e do VTP pruning, mais uma vez parabens.
Obrigado