E ele funcionou!!!
A Cisco informou hoje que o Space Router, do projeto IRIS – Internet Routing in Space, enviado ao espaço junto com o satélite de comunicações da Intelsat General em novembro de 2009, completou com sucesso a fase de testes iniciais. Colocar o roteador em orbita (ele está a cerca de 35 mil quilômetros da terra) foi o primeiro passo para o projeto revolucionário da Cisco, que deseja mudar as comunicações via satélite.
Hoje, a “inteligência” do sistema fica na terra, sendo os satélites responsáveis apenas por enviar e receber as informações, em uma rede do tipo “circuit-switched”. A idéia da Cisco é criar uma rede IP e colocar um roteador em cada satélite, que permitirá que as decisões de encaminhamento e outros processos sejam implementados no próprio satélite.
Observe na ilustração o fluxo de comunicação com (linha azul) e sem o roteador (linha branca).
No modelo atual os dados transmitidos precisam voltar à terra para serem processado, e depois enviados novamente para o satélite, que por fim envia para o destino final. Já com o roteador o processamento pode ser feito no próprio satélite.
Além disso, adotando IP, mesmo protocolo usado na Internet, será possível roteador voz, dados e vídeo entre os satélites, usando uma única rede, como já ocorre hoje nas “redes terrestres”.
Um roteador alocado no espaço, pode de forma inteligente alocar banda e priorizar determinado tráfego, disse o Project Manager do projeto IRIS, Greg Pelton, citando outra vantagem.
Notícia original aqui e outras informações sobre o IRIS no site da Cisco.
Até a próxima.