E a Cisco ouviu nossas preces…
A Cisco realizou hoje o lançamento mundial da nova série de switches 3560-X e 3750-X, para completar o portfólio Borderless. Assim como os modelos anteriores, os switches da família 3750-X são empilháveis (stack), e os 3560-X são standalone.
Os novos switches trazem inúmeras novidades (algumas exclusivas Cisco), o que deve melhorar a comparação com equipamentos de outros fabricantes.
As duas novas séries contam com modelos de 24 e 48 portas, com e sem PoE (são os primeiros switches com 1 U que fornecem até 30 W em todas as portas), e podem vir com um módulo de 4 portas SFPs Gigabit ou com duas portas 10 Gigabit.
Os switches da série X permitem a utilização de fontes redundantes internas, o que até então só os switches modulares permitiam. Outra novidade nos modelos 3750 é o StackPower, que permite o compartilhamento de uma fonte entre os switches que compõe a pilha, aumentando a energia para todos ou servindo de fonte backup para todos.
Estes equipamentos contam com o EnergyWise e são capazes de reduzir o consumo de uma porta que não esteja em uso. Também foi anunciado o lançamento da XPS2200, novo modelo de fonte redundante externa capaz de alimentar os novos switches.
Os 3750-X e 3560-X trazem outro lançamento Cisco: são os primeiros switches não modulares a permitir criptografia entre um host e a porta do switch aumentando a segurança na LAN. Essa é apenas uma das funcionalidades layer 2 que estes equipamentos possuem.
Também foram melhoradas as funcionalidades de QoS, destacando-se as oito filas agora existentes.
Todos os modelos destas séries possuem 160 Gbps de switching fabric, sendo que switches com 24 portas têm 65.5 mpps de forwarding rate e os com 48 portas possuem 101.2 mpps.
Opções de softwares
Além do IOS IP Base e IP Services, opções já existentes nas outras séries, os novos switches contam com uma versão chamada LAN Base.
A versão LAN Base faz com que o switch tenha apenas funcionalidades de camada 2 (não faz roteamento). Já a versão IP Base, tem todas as funcionalidades layer 2, e ainda habilita roteamento estático e RIP, MACsec (criptografia) e o StackPower.
Por fim, o IP Service, que habilita todas as funcionalidades suportadas, como OSPF, EIGRP, BGP, PIM, IP SLA e opções avançada de QoS, entre outros.
Comparativo entre o IOS LAN Base, IP Base e IP Services
Um detalhe importante é que equipamentos com o LAN Base podem ser empilhados apenas com outros switches com LAN Base.
Esse é apenas um resumo das novas famílias. Para mais informações visite a página do produto e a seção Questions and Answers.
E ai? Gostaram das novidades? E vem mais por ai…
Até a próxima.
Esses switches são avançados.como eu defino o roteamento estático nele?visto que ele não aceita o comando #ip route ou ip routing.
Romualdo, você precisa estar no modulo de configuração global, e verifique que você tem o software versão IP Base ao menos.
Se for LAN Base não terá suporte a roteamento.
existem comandos que ele rejeita gostaria de obter essa lista de comandos da vossa parte e também as alternativas desses comandos de configuração.
Você pode ver os comandos disponíveis no Command Reference Guide.
http://www.cisco.com/c/en/us/td/docs/switches/lan/catalyst3750x_3560x/software/release/12-2_53_se/command/reference/3750xcr.html
Vocês podem indicar algum material para identificar os requisitos de switching fabric ou forwading rate etc ? Como identificar e para escolher a melhor opção ?
Olá Leonardo… Não tenho material para indicar… mas é uma dúvida interessante. Vou tentar fazer um post a respeito.