Cerca de um ano atrás, se não me engano, a Cisco lançou sua linha de servidores (UCS – Unified Computing System), destinada à data centers. Estes servidores contam com inovações, e se integram muito bem com os switches Cisco Nexus, também destinados a data centers.
O UCS – Unified Computing System ainda enfrenta certa resistência, até compreensível, já que esta concorrendo em um mercado com players plenamente estabelecidos, como IBM e HP (e tem questão do preço também…).
Mas mesmo assim, estes foram os equipamentos escolhidos pela NASA, para montar sua nuvem, em um projeto chamado NEBULA, como divulgado pelo blog CORUJADETI (que aliás recomendo).
O NEBULA fornece grande capacidade de processamento e armazenamento, além de conectividade, para a própria NASA e outros órgão governamentais americanos.
Assim como outras empresas (Google, Microsoft e Sun, entre outras) que fornecem computação na nuvem, a NASA montou sua estrutura dentro de containers.
Utilizar containers tem sido uma tendência e segundo especialistas permite agilidade na expansão do data center e também controle eficiente no uso de energia, já que é mais fácil controlar a temperatura.
Além da utilização dos servidores Cisco, o NEBULA utiliza o software livre EUCALYPTUS, para a criação de sua nuvem privada.
Segundo a própria NASA o projeto NEBULA conta com uma rede 10 vezes mais rápida e tem 100 vezes mais espaço de armazenamento que a solução de cloud computing da Amazon.
Legal né?!?!
Site do projeto NEBULA: http://nebula.nasa.gov/
Até a próxima.