A Cidade Administrativa, complexo que receberá todos os órgãos do governo mineiro, e já está em funcionamento (os órgãos estão sendo migrados aos poucos), conta com uma das mais moderna infra estrutura de TI do Brasil.
Localizada entre o aeroporto de Confins e Belo Horizonte, e com projeto arquitetônico de Oscar Niemayer, o projeto foi criado para agrupar os serviços estatuais, e assim dinamizar os processos da gestão pública.
Mas para isso, além de reunir as secretarias e demais entidades governamentais em um só lugar, também foi preciso utilizar uma infra estrutura inteligente. E foi ai que entrou o Cisco Borderless Network, com soluções para rede, wireless, segurança e comunicação unificada.
São 26 mil pontos de acesso gigabit, 333 access-points e 11 mil telefones IPs, além de firewall, IPS, MARS e solução para balanceamento de carga entre servidores, entre outros.
Notícia original aqui.
Até a próxima.
Fala André, tudo bem?
Já tinha ouvido falar da Cidade Administrativa, mais um legado de Niemayer, mas ainda não tinha visto nenhuma foto. Quando abri o blog, minha primeira impressão foi: seria isto um novo data center do Google? uma nova sede da Cisco… Não, fica no Brasil… rsrs. Ótima impressão!
Os números da tecnologia utilizada são realmente monstruosos e aí vem uma pergunda que não quer calar… (pra usar um jargão já meio gasto) qual foi o integrador que vendeu tudo isso? como será que se deu a licitação? quantos CCNAs, CCNPs e CCIEs, CCXXs estão trabalhando nisso?
Um abraço,
Sandro Leite.
Olá Sandro,
Pois é. Fiquei feliz também de ver um órgão público usando tecnologia de ponta.
Mas realmente a gente sabe que as coisas no meio público nem sempre acontecem de forma correta…
Quanto ao integrador vencedor e até o valor, foram divulgados, até porque sendo licitação os resultados são publicados.
O consórcio vencedor foi composto por duas empresas, uma Silver e outra Premier.
Achei melhor não colocar, mas quem quiser saber basta acessar este link http://migre.me/CGQu.