Beleza, você tem um firewall. Isso basta?
Veja abaixo 10 dicas para melhorar a administração e a segurança do seu firewall, independe do fabricante.
-
Mantenha o equipamento atualizado: Utilize sempre que possível a versão mais recente/estável do software. Quando aplicável, também instale os patches.
-
Limite o acesso ao firewall: Talvez a regra mais importante em um firewall seja aquela que limita o acesso a partir de determinados hosts/redes. Crie uma regra liberando o acesso apenas para o IP do administrador do firewall, ou da máquina/rede de gerencia.
-
Acesso via SSH e HTTPS: Esta regra vale para todos os equipamentos de rede. O acesso remoto deve ser feito via SSH e/ou HTTPS. Estes protocolos criptografam o tráfego, impedindo que alguém possa capturar sua senha enquanto você acessa o equipamento.
-
Não crie regras genéricas: O firewall é um filtro, e deve ser usado como tal. Não crie regras permitindo tudo para qualquer lugar. Libere o acesso apenas ao que é necessário. E se o firewall permitir, agrupe regras semelhantes.
-
Ordem nas regras: Sempre que um pacote chega ao firewall ele é testado contra as regras definidas, de cima para baixo. É uma boa prática colocar as regras mais específicas e com mais acesso (matches) no topo, evitando que o pacote seja testado em toda a tabela de regras. Isso diminuirá a carga no processamento.
-
Deny Any Any: A última regra na tabela de regras deve ser um deny any any. Ou seja negue tudo de qualquer lugar para qualquer lugar. Também habilite o log nesta regra, assim você poderá verificar o que estão tentando acessar e não está liberado.
-
Diminua o nível de logging: Não adianta habilitar log para todos os eventos. Além de sobrecarregar o firewall, isso irá tornar a análise impossível. Configure o firewall para gerar apenas logs importantes para você.
-
Criptografia com AES: Se você utiliza VPN, configure um protocolo seguro para criptografia, como o AES. Cuidado apenas na hora de escolher quantos bits vai ter a chave (128, 192, 256…). Quanto maior, mais segura, porém mais processamento será utilizado.
-
Redundância: Implementar um segundo firewall para trabalhar como backup, ou dividir a carga, fará aumentar o uptime da rede.
-
Backup: Pois é, quando tudo mais falhar e você tiver que reinstalar o firewall, o backup permitirá a restauração rápida dos serviços.
Quais outras dicas para administração de um firewall??
Até a próxima.
Excelentes dicas.. elas servem para firewalls, seja qual for o modelo.
Excelente post, parabéns André pelo blog, achei muito interessante o “Brainwork Responde”.
Nossa, óóótimo o texto! Amei as dicas de vocês 🙂 Já pensaram em fazer um twitter?
Olá Elen, já pensamos sim. Até fizemos, aliás. 🙂
twitter.com/brainworkblog