A indústria do cinema resistiu muito, mas aos poucos esta cedendo, afinal quem dita as regras do mercado são os consumidores e estes cada vez mais preferem conteúdos online à outros meios, alguns estudos estimam que até 2014 o tráfego de vídeo será responsável por 90% de todos os dados transmitidos na Internet.
A Cisco possui inclusive uma ferramenta que estima este tráfego, ela pode ser encontrada na url ciscovnipulse.com lá você pode encontrar um aplicativo que compara o tráfego gerado pela seu PC com a estimativa mundial, aplicativo para IPhone e até um widget para ser utilizado em páginas web.
Com base nestes fatos os estúdios de Hollywood se uniram e estão trabalhando em uma plataforma chamada UltraViolet que deverá ser lançada até meados deste ano, além da venda de filmes online a plataforma prevê a liberdade do usuário fazer cópias do conteúdo em meios físicos como DVD, por exemplo, restringindo que esta cópia possa ser “executada” em até 12 dispositivos licenciados, ou seja, quando a cópia do conteúdo for realizada para um meio físico a lista de até 12 dispositivos licenciados pelo sistema deverá acompanhar o arquivo, esta medida tem o objetivo de combater a pirataria tão comum nos meios digitais.
Aqui pelo Brasil o que temos de novidade é a entrada da locadora de vídeos do provedor Terra, desde 01 de Novembro de 2010, chamada de terratv video store, apesar de uma biblioteca de vídeos ainda relativamente pequena tudo leva crer que se tornará uma ótima opção para os adeptos do conteúdo online, TVs de última geração como a linha Infinita da LG possuem um mídia center integrado e via wireless ou cabo ethernet realizam a integração direta com a locadora do Terra (show de bola hein :)).
Até a próxima…
É Leandro, pra ajudar essa revolução aí precisamos que nossa banda larga seja realmente “larga”.
Concordo Fábio.
No grandes centro, como São Paulo (em algumas partes), já existe oferta de banda larga que vai até 100 Mega. Mas no geral a conexão brasileira ainda está estreita.
Mas os investimentos estão sendo feitos, o que gera mais oportunidade de trabalho para nós.