A Cisco anunciou oficialmente, o lançamento da Supervisor Engine 2T, para a família de switches 6500E. Esta nova placa processadora possui 2 Terabits de switch fabric e habilita o uso de 80 Gbps por slot em toda a série 6500E.
É possível chegar ao encaminhamento de 720 Mpps, com roteamento IPv4, ou 390 Mpps em IPv6. Suporta MPLS, QoS, VRF, GRE, NAT e grande variedade de funcionalidades de segurança.
Por trás da SUP-2T estão o PFC4 (Policy Feature Card 4) e o MSFC5 (Multilayer Switch Feature Card).
O PFC4 está equipado com ASIC de alta performance, que habilita a aceleração em hardware para diversas funcionalidades (já existentes e futuras). Netflow, QoS, encaminhamento camada 2 e 3, e access-lists, são algumas das funcionalidades processadas pelo PFC. Já o MSFC é responsável por processar protocolos de roteamento e protocolos layer 2, como o Spanning-Tree Protocol e o Vlan Trunking Protocol.
Como podemos ver na ilustração abaixo, o SUP-2T tem duas portas 10 Gigabits e ainda 3 portas SFP+, que suportam interfaces SFP Gigabit.
Esta nova supervisora também suporta o VSS – Virtual Switching System (já era suportado em alguns modelos da SUP720). Com o VSS é possível ter dois chassis trabalhando como um, e assim chegar a 4 Tbps.
Com esta nova placa a família 6500 tem a vida estendida, e se torna um equipamento preparado para o grande aumento de tráfego que ocorrerá nos próximos anos, segundo previsões da Cisco.
Novas funcionalidades
Mais de 200 novas funcionalidades foram adicionadas ao Cisco IOS, para atender à crescente demanda de segurança, mobilidade, aplicação de voz / vídeo, e virtualização.
Das funcionalidades de segurança podemos destacar a implementação do TrustSec, incluindo a criptografia em camada 2 feita em hardware, Tagging Security Group e Security Group ACL, onde os acessos do usuários serão validados de acordo com os privilégios de seu grupo.
Sem penalizar o desempenho, a nova SUP-2T inclui tecnologias que facilitam a transição do IPv4 para IPv6, e torna o 6500 a primeira plataforma a oferecer funcionalidades do IPv6 First Hop Security, como device tracking, Neighbor Discovery Protocol Inspection e limites de endereço IPv6 por porta.
O melhor de tudo é que, o preço desta nova placa deve ser o mesmo da SUP720-3B.
Mais informações sobre a nova Supersivor Engite 2T, neste link. E também é possível ver um 6513E, com a SUP-2T em 3D, aqui.
Até a próxima.