Olá, vou resumir de forma rápida hoje as principais mudanças no vSphere 5.0 em relação a licenças e algumas mudanças técnicas também!
Para quem já conhece VMware sabe que o formato antigo da versão 4.x estava se tornando ultrapassado pelo motivo das versões anteriores estarem limitadas a CORE de processadores (6 cores para STD, ENT. e 12 cores para ADV e ENT PLUS) e GB de memória RAM físicos dos hosts e, devido as rápidas inovações dos desenvolvedores de hardware, aumentando de forma assustadora os cores de processadores e a capacidade de memória física nos servidores.
Para resolver estes problemas a versão 5.0 não vem mais com limitações físicas dos hosts e passa a trabalhar com controle de licenças na memória e processador virtual, ou seja, cada servidor físico pode ter a quantidade de memória e processadores físicos com x CORES que não vai interferir mais na licença. Agora o controle é feito na vRAM (soma de utilização de memórias nos servidores virtuais) que pode variar de acordo com as versões, como por exemplo, no máximo 24GB de RAM "virtual" (Exemplo: 3 Servidores virtuais com 8GB cada = 24GB ou 24 Servidores virtuais com 1GB cada = 24GB) na versão Standard, 32GB na Enterprise e 48GB na Ent. Plus e até 8 processadores (CORES) "virtuais" nas versões Standard e Enterprise e até 32 na Enterprise Plus.
Resumindo, 1 licença de vSphere 5.0 Standard para um conjunto de servidores virtuais que somam no máximo 24GB de RAM. Caso o cliente chegue a 32GB de RAM o mesmo pode atuar de duas formas, ou comprar uma segunda licença Standard ou migrar para uma licença Enterprise que tem sua limitação em 32GB.
Nesta nova versão o vCenter automaticamente soma toda a capacidade de memória de todos os hosts e gerencia uma "memória virtual" única, disponibilizando automaticamente memória entre os servidores virtuais quando necessário.
Uma grande vantagem para clientes que gostam ou precisam utilizar SUSE Linux é que em todas as versões o cliente tem licença para montar quantos servidores virtuais quiser do SUS Linux Enterprise Server com direito a update e patches!
Uma outra mudança grande foi a retirada da versão ADVANCED que era o meio termo em funcionalidades entre STANDARD e ENTERPRISE, o que para mim foi um erro grande da vmware, já que faria muito mais sentido retirar a ENTERPRISE que é muito similar a ENTERPRISE PLUS. Desta forma ficou uma distancia radical entre as versões STD para ENT mas isso pode ser uma estratégia a médio prazo da vmware para ir atribuindo algumas funcionalidades na versão STD para combater a concorrência com a Microsoft (quando a microsoft realmente for uma concorrente!).
Abaixo uma tabela para consulta rápida de funcionalidades entre as versões (desconsiderar os valores USD).
Vale lembrar que clientes com SNS ativo tem direito a upgrade conforme tabela abaixo:
Caso tenham mais dúvidas estou a disposição, segue também abaixo um link da VMware com o que há de novo na versão 5 em PORTUGUÊS:
http://www.vmware.com/br/products/vsphere/overview.html
Até a próxima,