A Cisco sempre foi (e ainda é) líder de mercado, e via seus concorrentes a quilômetros de distância. Nos últimos anos a distância diminuiu, com os concorrentes fazendo ataques diretos (algumas vezes com mentiras) e ganhando espaço com preços mais atrativos.
A própria Cisco admitiu que perdeu um pouco o foco ao atacar diversas áreas simultaneamente.
Mesmo assim, a empresa mantinha sua linha, criando produtos inovadores, e sem se preocupar com os demais players.
Mas isso mudou, e agora ao que parece, a Cisco resolveu partir para o ataque.
Cisco x Juniper: A Cisco criou um site onde mostra as promessas não cumpridas da Juniper, com quem concorre, principalmente, no mercado de roteadores de grande porte.
Logo após a Cisco anunciar o CRS-3, o roteador de maior capacidade do mundo até então, a Juniper anunciou seu T4000, que seria superior ao CRS-3. Porém, enquanto o CRS-3 já está em produção em mais de 80 SP do mundo o T4000 ainda não foi lançado.
O Stratus/QFabric, switch para data center (concorrente da séria Nexus) também foi anunciado há mais de 2 anos e não entregue até o momento (no site tem mais…).
Cisco x HP: Desde que a HP comprou a 3COM a coisa esquentou… Nos seus blogs a Cisco tem constantemente abordado/criticado como a HP tenta vender seus equipamentos de rede.
A HP é chamada de ‘good enough’ network e sua estratégia é comparada ao Cavalo de Tróia, já que mostra ao cliente apenas o custo de aquisição.
A Cisco tem reforçado que investe 13% de sua receita em pesquisa e desenvolvimento, enquanto a HP investe somente 2%, e ainda que o custo não está na compra, e sim na manutenção/operação da rede.
(Inclusive, no dia 10 de outubro a Cisco vai fazer um seminário online mostrando o custo real de aquisição, operação e manutenção da rede com equipamentos Cisco e HP. Quem quiser participar basta se inscrever aqui.)
O que vocês acham desta nova postura?
Até a próxima.