Os switches são equipamentos inteligentes, e que possuem grande capacidade de encaminhamento de frames. Para isso duas tabelas são usadas: CAM e TCAM.
Quando os frames chegam em uma interface de um switch, eles são colocados na fila de entrada (ingress queue) desta porta. Depois, quando o switch decide por qual porta este frame deverá ser enviado, ele é colocado na fila de saída (egress queue), da porta escolhida.
Se o switch não conhecer o MAC address de destino, o frame é enviado para a fila de saída de todas as portas (menos aquela por onde o frame foi recebido), e então é feito o flooding.
As duas tabelas são usadas para escolher por onde o frame deverá ser enviado, se poderá ser enviado e como.
CAM – Content Addressable Memory: A tabela CAM, também chamada de MAC Address Table ou Layer 2 Fowarding Table, armazena os MAC address aprendidos pelo switch. O switch usa a informação do campo MAC Address Source dos frames que recebe, para preencher esta tabela.
Por padrão, um MAC aprendido dinamicamente fica na tabela CAM por 300 segundos após a uma atividade registrada. Este tempo é conhecido como aging timer, e podemos alterá-lo. Também é possível criar uma entrada estática.
Criando uma entrada estática na tabela CAM
BrainSW05(config)# mac address-table static 0012.1122.3355 vlan 10 interface fa0/5
Aumentando o Aging timer para 400 segundos, na VLAN 10
BrainSW05(config)# mac address-table aging-time 400 vlan 10
Apagando da Tabela CAM um MAC aprendido dinamicamente
BrainSW05(config)# clear mac address-table dynamic 0012.da8e.c496
A tabela CAM fica armazenada na memória RAM, o que torna sua consulta rápida.
É importante lembrar que a tabela CAM é finita, e se não houver espaço para cadastrar os novos MAC dos frames que o switch recebe, ele passará a fazer o floding sempre que chegar um frame destinado ao endereço MAC não gravado.
Use o comando show mac address-table count para ver quanto espaço ainda tem na Tabela CAM.
TCAM – Ternary Content Addressable Memory: A tabela TCAM é usada para armazenar access-lists baseadas em MAC Address e access-lists usadas na configuração de QoS. Em switches camada 3, access-lists baseadas em endereços IPs e portas também ficam na TCAM.
Assim como a CAM, a TCAM fica armazenada na memória RAM, porém ela é mais complexa, e um switch pode ter mais de uma TCAM (uma para o tráfego que entra, outra para o tráfego que sai, outra para QoS,…).
Ela conta com os campos Valor, Máscara e Resultado, não pode ser configurada, mas em alguns switches podemos especificar o tamanho que ela terá, otimizando-a para uma funcionalidade específica.
Mudando o tamanho / otimizando a TCAM
BrainSW05(config)#sdm prefer ?
default Default bias
dual-ipv4-and-ipv6 Support both IPv4 and IPv6
lanbase-routing Lanbase routing
qos QoS bias
Até a próxima.
Excelente tópico.