Desde sua criação, o padrão 802.11 e os equipamentos para rede sem fio vem evoluindo. E atualmente já vemos o interesse na substituição da rede cabeada por um rede totalmente sem fio.
Na minha opinião, ainda não estamos neste ponto, mas sem dúvida as redes sem fio hoje são bem estáveis e em alguns casos até podem ser uma opção a rede cabeada.
Talvez pensando nisso, e também de olho na explosão de dispositivos móveis, a Cisco tem investido pesado em novas funcionalidades para seus produtos sem fio.
Abaixo algumas das funcionalidades lançadas nos últimos dois anos, que fazem a diferença na solução sem fio da Cisco.
Bonjour Services Directory: A integração entre produtos Apple é fantástica, e um dos segredos por trás desta mágica é o Bonjour. Este protocolo permite que dispositivos Apple descubram automaticamente quais serviços estão disponíveis na rede. Porém, o Bonjour gera muito tráfego e foi criado para comunicação de equipamentos na mesma rede ( foi projetado para redes domésticas…).
Para melhorar o funcionamento do Bonjour em redes sem fio, foi criado o Bonjour Services Directory, que permite a redução do tráfego deste protocolo na rede e ainda permite o descobrimento de serviços entre dispositivos em redes diferentes, o que faz todo sentido em redes corporativas.
Neste blog do Cisco, mais detalhes sobre o Bonjour Service Directory.
CleanAir: O CleanAir é uma tecnologia criada pela Cisco, e implementada em hardware, que permite que o access-point identifique interferências não Wi-Fi. Ou seja, com ele é possível identificar dispositivos que utilizam a mesma frequência dos access-points (2.4 GHz e 5 GHz), sem respeitar o padrão 802.11.
Sem o CleanAir, apesar de interferir diretamente na utilização da rede sem fio, este tipo de interferência torna-se imperceptível.
O CleanAir é ainda uma ótima ferramenta para troubleshooting, permitindo identificar e localizar a fonte de interferência.
Mais detalhes sobre o Cisco CleanAir aqui.
ClientLink: O Beamforming é uma tecnologia onde o sinal do access-point “é direcionado para o cliente”, melhorando a qualidade do sinal recebido pelo client. Para funcionar precisa que o access-point e o client tenham suporte a esta funcionalidade. E ai é que está o problema, pois muitos dispositivos não tem suporte ao Beamforming.
O Cisco ClientLink é uma evolução do Beamforming, onde o access-point é capaz de direcionar o sinal para todos os clients, sem depender de nenhuma funcionalidade do lado client.
Mais informações sobre o ClientLink neste link.
Band Select: Esta funcionalidade faz com que clients dual band (com suporte à 2.4GHz e 5 GHz) se conectem ao rádio 5 GHz do AP, preferencialmente.
Para isso o access-point não responde (ou demora um pouco mais para responder) a primeira tentativa de conexão no rádio 2.4 GHz. Com isso o client dual band poderá tentar se associar ao rádio 5 GHz, onde a resposta do access-point será realizada imediatamente.
Assim os clients dual band utilizam a frequência menos poluída (5 GHz), e deixam o 2.4 GHz para os clients sem suporte ao 5 GHz.
Mais informações sobre o Band Select aqui.
VideoStream: Access-points são como “hubs sem fio”. Eles não sabem como tratar multicast, e tráfego deste tipo são encaminhados como broadcast, tornando a utilização do meio físico (o ar, neste caso) ineficiente. Este é o principal problema quando tentamos fazer um streaming de vídeo sobre Wi-Fi.
O VideoStream faz com que o access-point seja capaz de encaminhar tráfego multicast como unicast, evitando assim que um streaming acabe com a banda da rede sem fio.
Neste link tem um material com mais detalhes sobre esta funcionalidades.
Até a próxima.
Esses diferenciais não justificam os custos de um produto cisco. O mercado possui soluções wireless corporativas muito interessantes e que, ao contrário da cisco, suportam vários fabricantes. Na minha opinião, funcionalidade proprietária hoje não é vantajosa, é mais uma dor de cabeça ao administrador de TI. Não é à toa, que cada vez mais vejo empresas buscando soluções corporativas não cisco e, quando são convencidos, dificilmente voltam.
Olá Carlos, é sempre bom ter outro ponto de vista, apesar de descordar completamente da sua opinião, neste caso.
Os itens acima são tecnologias criadas pela Cisco, mas que melhoram o desempenho e/ou qualidade do sinal para qualquer dispositivo.
Além do mais, se comparada com soluções de fato profissionais o preço dos equipamentos para rede sem fio Cisco não são muito diferentes dos concorrentes.
…gostei das funcionalidades! a CISCO acertou e muito!
Essa questão de protocolos, serviços e etc. proprietários é muito complexa!
Acho interessante uma empresa ter suas próprias idéias! Mas também é preciso fazer que sejam mais flexiveis e integrados com outros fabricantes!
Muito bom o post André. Parabéns !!!
Acredito que Wireless é um mercado promissor e que carece de profissionais especializados.
Grande Abraço !
Ótimo materia sobre wireless CISCO e quais as vantagens dessa solução dentro e um ambiente corporativo.
Um plus, é importante citar também sobre o Wireless Controller que centraliza a administraçao de policies e gerenciamento em um único ponto.
A questão não é o preço, e sim a quanto rápido será o Retorno No Investimento e o OPEX em longo prazo 🙂
Abrc
Olá André, estou avaliando o deploy de uma controladora virtual wireless da Cisco gerenciando APs da linha 1600 e 2600 series indoor.
Na prática você sabe dizer quantos usuários cada AP da série 1600/2600 suportam para uso leve (web, email, sincronização de dados em smartphones)? E também qual a cobertura em metros quadrados que eles oferecem para um escritório?
Sei que existem diversos fatores que influenciam os valores acima, mas se possível informe os valores mínimos e máximos que você já viu na prática. Por exemplo, no datasheet há a informação que a linha 2600 suporta 200 usuários, mas vi em alguns fóruns dizendo que este número é irreal e impossível de ser atingido.
Obrigado!
Olá Fernando, infelizmente não existem respostas simples para estas perguntas.
Com relação aos usuários: O número que está no datasheet é o número máximo suportado pelo hardware. De fato um número impraticável na prática.
Para definir este número precisamos avaliar que aplicações serão usadas na rede sem fio. Normalmente recomendamos 20, 30 usuário por access-point. Com base no que você citou, talvez possa suportar até 50 usuário sem maiores problemas. Observe que o AP 2600 te fornecerá mais banda, que é compartilhada entre todos os usuários.
Área de cobertura: Essa é mais difícil… como você mesmo falou depende do ambiente onde o access-point será instalado. Diria que normalmente vejo áreas de 100 a 500 metros quadrados sendo cobertas por um access-point. Mas isso é apenas para te dar uma referência.
Se precisar de uma consultoria/suporte, ou quiser uma opção de compra dos equipamentos pode mandar um email através da aba contato.
Obrigado André pelas respostas André. Se for necessário entro em contato com vocês.
Abraços
Olá André!
Tenho a seguinte situação , necessito instalar uma rede sem fio com equipamentos cisco , sendo que terei dentro deste ambiente em torno de 2000 mil pessoas . Que solução Cisco seria a mais adequada.
Grato pela atençao
Olá Antonio.
Apenas com estas informações não dá para falar muita coisa, mas em geral não varia muito em termos de equipamentos.
WLC (duas ou mais para auta disponibilidade), access-points 3702 (de 70 a 130, apenas um chute) e Prime Infrastructure para começar. Pode ainda adicionar o MSE com serviços de localização/consierge/WIPS e ISE para gerenciamento de visitantes.
Pode ser necessário antenas externas para os access-points.
Considerando que essas duas mil pessoas estejam próximas seria recomendado trabalhar com o designe de alta densidade.