Há um ano fiz um post sobre os access-points Meraki e a controladora wireless na nuvem. E apesar destes serem os equipamentos mais conhecidos da Meraki, não são os únicos. A Meraki, agora adquirida pela Cisco, também possui switches e firewalls.
Neste post vou falar um pouco sobre os switches, que agora estou tendo a oportunidade de conhecer.
Mais fotos no facebook.
No momento a Meraki tem 4 modelos de switches (24 e 48 portas, com e sem PoE), todos para camada de acesso (não fazem roteamento). Tanto os modelos de 24 como os de 48 portas tem todas as portas Gigabit, sendo que os de 24 portas tem 4 slots para SPF e os de 48 tem 4 slots para SFP+ (Gigabit ou 10 Gigabit).
Em todos modelos as portas SFP/SFP+ são compartilhadas com as últimas 4 portas Ethernet. Ou seja, pode-se utilizar uma ou outra (o que a Cisco chama de porta combo).
As principais funções como STP e RSTP, 802.1x, Voice VLAN, QoS, Port Mirroring, IGMP Snooping, LACP e LLDP, estão presentes.
Outras informações sobre funcionalidades e desempenho podem ser encontradas no site do fabricante.
Interface administrativa
A interface limpa, como a de gerência dos access-points, e as poucas opções para configuração (lembre-se, são switches de acesso) deixam tudo muito simples. Aliás, se tivesse que definir em uma palavra a solução de switches Meraki, com certeza seria simplicidade.
Assim como os access-points, a gerência dos switches é realizada na nuvem, o que sem dúvida é o diferencial deste fabricante. Este tipo de solução permite fazer a gerência de centenas ou milhares de equipamentos, mesmo distribuídos geograficamente, de forma centralizada.
Isto traz algumas vantagens interessantes, como gerência out-of-band, administração de dispositivos remotos via web e a partir de qualquer lugar com acesso a Internet, criação de “virtual stacking”, onde switches separados fisicamente podem ser agrupados e administrados como um único equipamento, e a possibilidade de clonar a configuração de um equipamento para outro.
Ao acessar a dashboard temos um menu do lado esquerdo com 3 opções, listadas abaixo:
Monitor: Nesta aba podemos verificar o status dos switches (se há conectividade com o gateway, se estão acessíveis na nuvem e quantas portas estão ativas). Ao Selecionar um switch podemos ver o IP do equipamento e gráficos mostrando as portas em uso, a quantidade de dados trafegados e a latência até a nuvem Meraki.
Há algumas ferramentas para teste como Ping e Cable Test, que é capaz de identificar problemas no cabo de rede de uma determinada porta.
Ainda na aba Monitor, podemos verificar a lista de dispositivos conhecidos pelo switch, com MAC, IP, fabricante e sistema operacional. E selecionando um dispositivo é possível identificar quanto de tráfego este gerou e quais protocolos estão sendo utilizados.
Também temos a opção Packet Capture, que permite coletar dados de uma porta específica (visualizando na tela ou gerando um arquivo .pcap) que sem dúvida é muito interessante, a opção DHCP Server, que mostra os servidores DHCP identificados pelo switch, a opção Event Log, onde temos os logs de eventos que ocorreram no switch (porta UP, Down e coisas do tipo) e a opção Summary Report onde temos alguns gráficos (número de portas utilizadas, aplicações que estão consumindo mais banda, clientes que estão gerando mais tráfego, sistemas operacionais e fabricantes detectados).
Configure: Nesta aba, como você deve imaginar, é onde realizamos as configurações. Nada muito diferente de outros fabricantes que utilizam interface web. Ao selecionar uma porta temos informações relativas a mesma e podemos editar as configurações.
Na aba Access policies podemos fazer as configurações de 802.1x, cadastrar o servidor Radius e informar a VLAN Guest, funções que não testei… E na sequencia temos a opção Port Schedule, onde podemos definir quando as portas são ligadas/desligadas. Pode-se por exemplo, configurar para que às 18h30 as portas sejam desligadas, impedindo a utilização da rede. Mais importante: com isso os dispositivos PoE são desligados e não consomem energia desnecessariamente.
Também no item Configure temos a opção Switch Settings, onde são feitas as configurações gerais do switch. Podemos habilitar ou não o RSTP, definir a prioridade da bridge, adicionar configuração de QoS (os switches Meraki tem 8 filas de prioridade) definir o tamanho do MTU (suporta jumbo frame até 9600) e também configurar port mirror (SPAN).
Ainda na aba Configure, temos a opção de configuração de alertas, onde um email é enviado no caso do switch não acessar a nuvem ou portas ficarem down, além de permitir a configuração de SNMP, Time Zone, Syslog Server e definir um usuário e senha para acesso local, entre outros.
Para finalizar, temos a opção Add a Switch, onde podemos informar o número de serie de um equipamento para adicionar à gerência na nuvem.
O vídeo acima, da própria Meraki, mostra praticamente os mesmo itens que citei no post.
Até a próxima.
Já existe comercialização desses switches no Brasil?
Sim Rodrigo, são comercializados no Brasil.
Se tiver interesse posso te indicar uma revenda.
Tenho sim André. Obrigado!
A quem interessar, recomendo procurar a Added, revenda de São Paulo.
http://www.added.com.br