O ICMPv6, nova versão do protocolo ICMP para ser usado com o IPv6, possui todas as funcionalidades da versão anterior (v4) e ainda é encarregado de fazer o trabalho que anteriormente era realizado pelo ARP, RARP e IGMP. Ou seja, o ICMPv6 é fundamental para o funcionamento de uma rede IPv6, sem ele a rede não funciona (nada de bloquear completamente o ICMPv6 nos firewall hein!?!?).
Como mencionado, o ICMPv6 é responsável por mapear o endereço físico para o endereço lógico (como fazia o ARP no IPv4), mapear o endereço lógico para o endereço físico (papel do RARP em redes IPv4) e gerenciar membros de grupos multicast (ex papel do IGMP). Mas não é só isso.
O novo ICMP ainda é usado pelo MLD (Multicast Listener Discovery), NDP (Neighbor Discovery Protocol), para fazer o “Patch Discovery”, Mobility Support e autoconfiguração de endereçamento IP no processo “Stateless”.
Na tabela abaixo temos os tipos de mensagens ICMPv6, com os códigos e suas respectivas descrições.
Descoberta de Vizinhança
O processo de descoberta de vizinhança IPv6 usa mensagens ICMP e endereços multicast “solicited node” para determinar o endereço da camada de enlace (2) de um vizinho no mesmo segmento, verificar a acessibilidade e monitorar dispositivos vizinhos. Neste processo podemos destacar 4 mensagens: Router Solicitation, Router Advertisement, Neighbor Solicitation e Neighbor Advertisement.
-
Router Solicitation (RS): Quando um host deseja saber se existe um roteador (ou roteadores) disponível no segmento, o host envia uma mensagem deste tipo, onde a origem do pacote é o endereço do host (link local) e o destino é o grupo multicast “All Routers” (FF02::2).
-
Router Advertisement (RA): Os roteadores enviam mensagens RA em resposta as mensagens RS, e também de tempos em tempos, desde que sejam configurados para isso (comportamento padrão em roteadores Cisco). Quando o anúncio RA é feito de forma automática a origem do pacote tem o IP da interface do roteador (link local) e o destino é o endereço multicast “All Nodes” (FF02::1). Quando a RA é em resposta a uma RS a origem é o endereço da interface do roteador e o destino é o endereço de origem da RS (OBS: Ao que parece, os roteadores Cisco sempre enviam RA para o endereço FF02::1).
-
Neighbor Solicitation (NS): Mensagem que desempenha papel semelhante ao que fazia o ARP em redes IPv4. É enviada pelo host quando este quer determinar o endereço da camada de enlace de outro nó no mesmo segmento. A origem do pacote é o endereço IPv6 do host que está enviando a solicitação (ou :: durante a detecção de endereço duplicado) e o destino é o endereço multicast “solicited node” (FF02::1:FFxx:xxxx, onde os “x” correspondem aos bits finais do IPv6 a ser pesquisado). A mensagem NS também inclui o endereço da camada 2 do host de origem.
-
Neighbor Advertisement (NA): É a mensagem enviada em resposta a uma NS. Também é enviada no caso de mudança de endereço IP d eum determinado host. Quando é gerado em resposta a uma mensagem NS a origem e destino são endereço unicast (host que está enviando a NA para o host que enviou o NS). No caso da mensagem NA gerada para anunciar a alteração de endereço, o destino é o grupo multicast “All Nodes” FF02::1.
Na tabela abaixo temos as mensagens ICMPv6 usadas no processo de descoberta de vizinhança, com tipos, códigos e descrições.
Podemos verificar as mensagens de Descoberta de Vizinhança montando uma estrutura simples, com dois roteadores. No primeiro (R1) configure manualmente o ip, como o comando ipv6 address 2002:DB8:1:1::1/64) e no R2 deixe a configuração automática (ipv6 address autoconfig). Assim que damos um no shut na interface do R2 ele envia as mensagens NS, NA, RA e RS.
Para ver as mensagens ICMPv6, como na figura acima, use o comando debug ipv6 icmp.
Livro IPv6 na Prática
Bom, se você leu o post até aqui talvez esteja realmente interessado em IPv6. Então recomendaria o livro IPv6 na Prática, do Adilson Florentino. O livro trata de forma clara todo esse processo de vizinhança, icmpv6, endereçamento, roteamento e ainda conta com exemplos de configuração para a demonstração dos conceitos.
Mais informações sobre ICMPv6:
– Funcionalidades Básicas IPv6
– ICMPv6 Packet Types and Codes
Até a próxima.
gostei e tenho interesse no livro, ipv6 na pratica, por gentileza entre em contato….
Olá Francisco, não vendemos o livro… é possível encontrá-lo a venda na internet.
Nesse artigo fiquei em dúvida sobre o processo de RA, onde o autor do artigo diz: “(OBS: Ao que parece, os roteadores Cisco sempre enviam RA para o endereço FF02::1)”
Olá Cláudio, qual a dúvida?
A documentação diz exatamente o que está escrito, mas no teste que havia feito (GNS3) só vi RA sendo enviado para FF02::1 e por isso a observação.
De qualquer forma, vamos ficar com o que a documentação diz.