O que parece ser o sonho de muita gente esta se tornando realidade: switches onde você pode colocar seu próprio software.
A HP, depois da Dell e Juniper, anunciou uma linha de whitebox switch (ou brite-box), que virão com software Cumulus (Linux) e serão fabricados pela empresa Tailandesa Accton Technology.
Esses equipamentos devem atender a demanda de grandes data centers, como Amazon, Facebook e Google, que já utilizam hardware e software próprios. Também podem endereçar muito bem mercados como o brasileiro, onde a maioria das médias e pequenas empresas não tem nenhum tipo de inteligência nos equipamentos de rede, que servem apenas para prover conectividade.
Essa desassociação de hardware e software, disseminada ultimamente pelo SDN, ainda facilita a vida das fabricantes de rede como HP e Dell, que nunca investiram pesado (comparando com outros fabricantes) no desenvolvimento de seus produtos de rede.
Na tabela acima temos o total de vendas em milhões de dólares, e o total investido pelas empresas em pesquisa e desenvolvimento. Importante notar que no caso de Dell e HP apenas uma parte do valor acaba indo para P&D de network, o que tornam os números acima ainda menores…
Para uma empresa como a Cisco, que há anos desenvolve e compra empresas visando melhorar seus produtos esse deve ser um caminho mais difícil (seja optar por fabricar uma “caixa branca” ou concorrer com contra elas). No entanto é bom lembrarmos que a Cisco já possui há algum tempo equipamentos com total suporte a SDN. A diferença é que a estes equipamentos, além de permitirem total integração com soluções SDN ainda contam com softwares ricos em funcionalidades, desenvolvidos pela própria Cisco.
Até a próxima.