O Cisco Email Security Appliance (ESA), antigo Ironport Mail, é o mais respeitado gateway de email do mercado. Ele conta com várias funcionalidades para evitar SPAM e outras mensagens indesejadas (email marketing, email com conteúdo malicioso) , sendo a mais importante delas o filtro por reputação.
Durante a operação diária a função mais utilizada é a verificação de mensagens recebidas/enviadas.
Por vezes precisamos saber se um determinado email foi recebido/enviado, se foi bloqueado, a causa do bloqueio ou se houve algum erro no processo. E nestes casos usamos o Message Tracking.
Para verificar o que aconteceu com um determinado email, abra a console do ESA e selecione Monitor > Message Tracking.
Na tela seguinte basta informar os dados da mensagem que você deseja encontrar.
Podemos usar o remetente (completo ou parcial), destinatário, assunto, e ainda escolher um período para a busca. E há outras opções avançadas, caso necessário.
Após informar os campos desejado basta clicar em Search.
Após encontrar a mensagem, clique em Show Details para ver todos os detalhes da mensagem, incluindo a ação tomada (recebido/enviado, enviado para a fila de recebimento/envio, enviado para a quarentena, bloqueado/causa).
Até a próxima.