Request for Comments – RFC, é um tipo de publicação do Internet Engineering Task Force (IETF) e Internet Society (ISOC), principais órgãos de definição de padrões de desenvolvimento e técnica para a Internet.
Os fabricantes de equipamentos/sistemas seguem as RFCs (além de ajudar nas especificações) e isso nos permite usar equipamentos de marcas diferentes sem maiores problemas.
Além deste trabalho de padronização, no dia 1º de abril de cada ano o IETF publica algumas RFCs. E este é o caso da RFC 1925, publicada em 1996, que trata sobre as verdades das redes de computadores.
Veja se vocês concordam com esta RFC:
(1) Tem que funcionar.
(2) Por mais que você de duro, e não importa qual a prioridade, não é possível aumentar a velocidade da luz.
(2a) Não importa o quão duro você tente, você não pode fazer uma bebê em muito menos de 9 meses. Tentar acelerar o processo pode torná-lo mais lento, não mais rápido.
(3) Com impulso suficiente os porcos voam muito bem. No entanto, esta não é necessariamente uma boa ideia. É difícil ter certeza de onde eles vão pousar, e poderia ser perigoso sentar onde eles sobrevoam.
(4) Algumas coisas na vida não podem ser totalmente apreciadas ou entendidas a menos que você experimente em primeira mão. Algumas coisas na rede não podem ser plenamente compreendidas por alguém que nem constrói equipamentos de rede, nem administra uma rede.
(5) É sempre possível juntar vários problemas distintos em uma única solução interdependentemente complexa. Na maioria dos casos isto é uma má ideia.
(6) É mais fácil mover um problema (por exemplo, mover o problema para uma parte diferente da rede) do que resolvê-lo.
(6-A) É sempre possível adicionar outros níveis indiretos.
(7) É sempre algo:
(7a) Bom, rápido e barato: escolha dois (você não pode ter todos os três).
(8) É mais complicado do que você pensa.
(9) Para todos os recursos, seja o que for, você precisa de mais.
(9a) Todo problema de rede sempre leva mais tempo para resolver do que deveria.
(10) Um tamanho não serve para todos.
(11) Cada ideia antiga será proposta novamente com um nome diferente e uma apresentação diferente, independente se funciona ou não.
(11a) Ver regra 6a.
(12) Na concepção de protocolos, a perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada para tirar.
Já conheciam a RFC 1925? Concordam com ela?
Até a próxima.