(Quente)
No jornalismo usam os termos “pauta quente” e “pauta fria” para designar conteúdo que tem que ser publicado imediatamente e material que pode ser deixado para depois.
Conto isso porque já era para eu ter escrito sobre o Cisco Umbrella, mas era um assunto que podia falar a qualquer momento, sem compromisso com data, e por isso acabei deixando para depois. Agora tem um conteúdo “quente” relacionado a este tema e estou um pouco arrependido. Fazer o que né?!
Essa semana a Cisco disponibilizou a resolução de nomes via Umbrella aqui no Brasil.
Anteriormente quando faziamos uma consulta DNS usando os servidores 208.67.222.222 e 208.67.220.220 a resolução de nome era feita no exterior, e por isso havia uma certa latência (entre 100 e 140 milisegundos segundo o DNSperf). Agora, com servidores aqui na terrinha as consultas são mais rápidas, levando entre 20 e 70 milisegundos.
No gráfico histórico do DNSperf o resultado ainda está em torno de 70 ms (veja a queda no dia 14), mas podemos ver na imagem abaixo o query time atual em 24 ms.
Esse resultado coloca os servidores Cisco Umbrella como os mais rápidos também aqui no Brasil (já são no resto do mundo).
Bom, existem outras razões para usar o Umbrella (e falarei sobre isso em outro post, juro), mas com certeza a baixa latência já é um ótimo motivo para apontar a resolução de nome para os IPs 208.67.222.222 e 208.67.220.220.
Até a próxima.
Nossa que maravilha. Noticia quente mesmo, essa latência vai ajudar muito tendo isso mais próximo e obviamente trazendo mais confiança para o serviço.
Exato.