Quando eu comecei na área de redes estava ficando popular o PoE – Power over Ethernet, conforme padrão 802.3af do IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers.
Antes disso era comum encontrarmos equipamentos Cisco com o Inline Power, tecnologia PoE criada pela Cisco, antes da padronização do IEEE.
Desde então tivemos a proliferação de dispositivos com suporte ao fornecimento/alimentação de energia elétrica via cabo de rede. Se inicialmente os telefones e access-points eram os principais dispositivos alimentados via PoE, com o decorrer dos anos essa tecnologia mostrou-se útil para alimentar outros equipamentos, e hoje vemos catracas, relógios de ponto, thinclients e até switches sendo alimentados via cabo de rede.
Para prover energia para todos estes tipos de dipositivos, além do 802.3af, temos o 802.3at (conhecido como PoE+) e o 802.3bt (4PPoE).
Quando falamos de PoE, em qualquer padrão, o disposto que é a fonte de energia é chamado PSE – Power Sourcing Equipament (normalmente um switch), e o dispositivo que é alimentado via cabo de rede é chamado PD – Powered Device.
Interessante que durante as pesquisas para fazer este post, achei bastante informação divergente. E diferente do que que acontece com RFCs, os padrões IEEE não estão disponíveis gratuitamente.
Cisco UPoE
Em 2014 a Cisco lançou o UPoE – Universal Power over Ethernet, que usa os 4 pares do cabo UTP e fornece até 60 Watts de potência.
Este padrão Cisco foi o precursor do modelo 802.3bt.
Até a próxima.
You must be logged in to post a comment.