A Cisco anunciou ontem, no Cisco Live San Diego, mudanças em todo seu programa de certificação.
A ideia é que as novas certificações e formato reflitam o que temos na prática, abordando novos temas, produtos e soluções.
Entre as novidades estão a criação de uma nova trilha (Devnet), a remoção de pré-requisitos para qualquer certificação, o programa Continuing Learning valendo para todos os níveis (Associate, Professional e Expert), consolidação de todos os CCNAs e a substituição de alguns CCNPs.
Os novos exames estarão disponíveis a partir de 24 de fevereiro de 2020, e os treinamentos e materiais para estudo devem ser lançados ainda este mês.
CCNA
O novo CCNA vai cobrar, além de conhecimentos de rede (fundamentos de rede e acesso, conectividade e serviços IP), noções de segurança e programação.
Para fazer a nova prova 200-301 (Implementing and Administering Cisco Solutions) não há nenhum pré-requisito, e o treinamento recomendado é o Implementing and Administering Cisco Solutions (a ser lançado).
Esta nova certificação substitui todos os outros CCNAs existentes (CCNA Cloud, CCNA Collaboration, CCNA Cyber Ops, CCNA Data Center, CCDA, CCNA Industrial, CCNA Routing and Switching, CCNA Security, CCNA Service Provider e CCNA Wireless), que não mais existirão.
Quem está estudando pode continuar e tirar a prova atual até dia 24 de fevereiro de 2020. Se já tirou o CCENT, tem até a mesma data para tirar o CCNA atual. Despois desta data será necessário tirar o novo CCNA.
E quem já é CCNA (ou tornar-se até dia 24 de fevereiro de 2020), receberá a nova certificação automaticamente.
O novo CCNA terá validade de 3 anos e para re-certificar basta passar em uma prova nível Associate, Professional (Core ou Concentration), CCIE Lab ou ainda conseguir 30 créditos no programa Continuing Education.
Devnet Associate
Também a partir do dia 24 de feveiro de 2020, teremos disponível a nova certificação 200-901 (DEVASC – Developing Applications and Automating Workflows using Cisco Core Platforms).
O programa de certificação DevNet pretende validar as habilidades de desenvolvedores de software, engenheiros de DevOps, especialistas em automação e outros profissionais da área.
A certificação requer um exame, que testa os conhecimento sobre desenvolvimento e design de software, incluindo:
- Entendendo e usando APIs
- Plataformas e desenvolvimento da Cisco
- Desenvolvimento de aplicativos e segurança
- Infraestrutura e automação
A certificação Devnet Associate é válida por 3 anos, e a renovação é nos mesmos moldes do CCNA. Não há pré-requisitos para a prova.
CCT
A nova certificação de entrada na carreira Cisco será o CCT – Cisco Certified Technicians, e teremos duas opções: Routing & Switching e Data Center.
O CCT RS é indicado paraprofissionais que trabalham no suporte/operação de redes (roteadores e swiches) Cisco. Bastar passar na prova 640-692 (RSTECH – Supporting Cisco Routing and Switching Network Devices) para obter a certificação.
Já a certificação CCT DC é destinada à técnicos que trabalham com Cisco Unified Computing Systems e servidores, bem como com equipamentos com NX-OS. Neste caso o exame 010-151 (DCTECH – Supporting Cisco Data Center System Devices v2.0) deve ser feito para adquirir a certificação.
Nos dois casos a prova é online.
Particularmente gostei bastante de todas as mudanças. Apesar de não ser mais pré-requisito, o CCNA deve continuar sendo a certificação mais comum, e agora, provavelmente, com conteudo mais diversificado.
Já a carreira Devnet, se acertarem a mão no treinamento, vai ser bastante útil. Estou curisoso para ver o que teremos nesta área.
Mais informações sobre as novas certificações de entrada:
Até a próxima.
Olá, existe pré-requisito para a prova: 300-715 SISE – Implementing and Configuring Cisco Identity Services Engine? fazendo essa prova em já ganho o título de especialista? ou tenho que fazer a encore?
Olá Renato. Não há pré-requisito, pode fazer a prova direto, e passando você recebe a certificação deste exame específico (seria sim uma especialização).
Mas não via ter o CCPN Security até fazer a prova SCOR.