Continuando a série de posts sobre as novas certificações Cisco, vamos falar agora das certificações nível Professional (CCNP).
Com o novo modelo, para tornar-se CCNP serão necessárias duas provas: Core na carreira desejada + Concentration (especialização de sua escolha, dentro da área escolhida).
Basicamente a prova Core será mais generalista e abrangente, e então poderemos escolher em qual área se aprofundar nos exames do tipo “Concentration”.
Com as mudanças teremos 5 opções (Enterprise, Security, Service Provider, Collaboration e Data Center), além da nova carreira Devnet. Inclusive, em todas as trilhas uma das opções de especialização é um prova da carreira Devnet (bolinha roxa na figura acima).
Não haverá pré-requisitos para tirar o CCNP (isso mesmo, não precisa mais ter o CCNA para tornar-se CCNP), e a prova Core serve como o “CCIE escrito”. Depois dela basta fazer o Lab para conseguir o CCIE.
As certificações CCNPs terão validade de 3 anos, e para re-certificar precisamos passar em uma prova do tipo Core, ou duas Concentrations, ou no CCIE Lab. Também temos a opção de conquistar pontos no Continuing Education e assim renovar a certificação sem fazer nenhuma prova.
CCPN Enterprise
Exame focado em infraestrutura corporativa, incluindo IPv4 e IPv6, virtualização, network assurance, segurança e automação.
O CCNP Enterprise substitui o CCNP Routing and Switching, CCNP Wireless e o CCDP, e para obter esta certificação precisamos da prova 300-401 ENCOR e pelo menos mais uma especialização.
A prova 300-401 serve como qualificação para os CCIEs Enterprise Infrastructure e Enterprise Wireless.
Especializações possíveis:
-
300-410 ENARSI – Implementing Cisco Enterprise Advanced Routing and Services
-
300-415 ENSDWI – Implementing Cisco SD-WAN Solutions)
-
300-420 ENSLD – Designing Cisco Enterprise Networks
-
300-425 ENWLSD – Designing Cisco Enterprise Wireless Networks
-
300-430 ENWLSI – Implementing Cisco Enterprise Wireless Networks
-
300-435 ENAUTO – Automating and Programming Cisco Enterprise Solutions
Quem tiver uma prova do CCNP RS atual, vai receber o “título” correspondente da Concentration (especialista), e precisará tirar o Enterprise Core.
Quem já é CCNP RS (ou tirar a certificação até 24 de fevereiro de 2020) terá a certificação convertida para o novo modelo (será considerado CCNP Enterprise, com as provas Enterprise Core + Concentration Enterprise Advanced Infrastructure Implementation).
Quem é CCNP Wireless será considerado CCNP Enterprise com especializações Enterprise Wireless Design e Enterprise Wireless Implementation. E os CCDPs serão convertidos para CCNP Enterprise com Enterprise Core e Enterprise Design.
As demais combinações possíveis para CCNP RS podem ser vistas neste link.
Para quem tem alguma prova do CCNP Wireless basta usar este link para verificar as possibilidade. E por fim, para ver as opções de migração do CCDP, acesse aqui.
CCNP Data Center
Certificação de tecnologias Cisco voltadas para Data Center. Assim como o CCNP Enterprise contará com tópicos de automação e programação.
São necessárias duas provas para obter a certificação. Obrigatoriamente a prova 300-601 DCCOR – Implementing and Operating Cisco Data Center Core Technologies (qualificatória para o CCIE DC) e uma das seguintes:
-
300-610 DCID – Designing Cisco Data Center Infrastructure
-
300-615 DCIT – Troubleshooting Cisco Data Center Infrastructure
-
300-620 DCACI – Implementing Cisco Application Centric Infrastructure
-
300-625 DCSAN – Implementing Cisco Storage Area Networking
-
300-635 DCAUTO – Automating and Programming Cisco Data Center Solutions
Quem já é CCNP DC, obterá automaticamente a certificação CCNP DC (Data Center Core + Data Center Design + Data Center Operations + Data Center ACI Implementation)
Se você já tem uma ou mais provas do CCNP DC mas ainda não fechou a certificação, veja aqui as opções de migração.
CCNP Security
A prova Core 300-701 (SCOR – Implementing and Operating Cisco Security Core Technologies) aborda conhecimentos de infraestrutura de segurança, e serve como exame de qualificação para a certificação CCIE Security (Lab). Ela é obrigatória para o novo CCNP Security.
Além desta é necessário passar em pelo menos uma das seguintes especializações:
-
300-710 SNCF – Securing Networks with Cisco Firepower
-
300-715 SISE – Implementing and Configuring Cisco Identity Services Engine
-
300-720 SESA – Securing Email with Cisco Email Security Appliance
-
300-725 SWSA – Securing the Web with Cisco Web Security Appliance
-
300-730 SVPN – Implementing Secure Solutions with Virtual Private Networks
-
300-735 SAUTO – Automating and Programming Cisco Security Solutions
Quem tiver o CCNP Security até 24 de fevereiro será migrado para o novo formato, recebendo as certificações Security Core, Web Content Security, Network Security VPN Implementation, Security Identity Management Implementation e Network Security Firepower.
Quem tem uma ou mais provas do CCNP Security atual precisa verificar as opções de migração neste link.
CCNP Service Provider
No mesmo molde dos demais CCNPs. Precisa passar na prova Core 300-501 (SPCOR – Implementing and Operating Cisco Service Provider Network Core Technologies), que conta como “teórica” para o CCIE SP e em uma das Concentrations abaixo:
-
300-510 SPRI – Implementing Cisco Service Provider Advanced Routing Solutions
-
300-515 SPVI – Implementing Cisco Service Provider VPN Services
-
300-535 SPAUTO – Automating and Programming Cisco Service Provider Solutions
Quem já é CCNP SP (ou concluir até 24 de fevereiro de 2020), será migrado para CCNP SP (Service Provider Core + Service Provider Advanced Routing Implementation + Service Provider VPN Services Implementation).
Para quem tem uma ou mais prova do CCNP SP, é possível seguir as opções de migração deste link neste link.
CCNP Collaboration
Para obter o novo CCNP Collaboration é necessário passar no exame 300-801 (CLCOR – Implementing and Operating Cisco Collaboration Core Technologies) e ainda conseguir uma especialização.
Assim como nas outras opções, o CCNP Collab serve de qualificação para o CCIE Collab (Lab).
-
300-810 CLICA – Implementing Cisco Collaboration Applications)
-
300-815 CLACCM – Implementing Cisco Advanced Call Control and Mobility Services
-
300-820 CLCEI – Implementing Cisco Collaboration Cloud and Edge Solutions
-
300-835 CLAUTO – Automating Cisco Collaboration Solutions
Profissionais com o CCNP Collab receberão as certificações Collaboration Core + Collaboration Applications Implementation + Collaboration Call Control & Mobility Implementation + Collaboration Cloud & Edge Implementation.
Quem está tirando o CCNP Collab e já fez uma ou mais provas, pode usar este link para ver as opções de migração.
Devnet Professional
Na nova trilha de certificação também temos a opção Professional, que é basicamente um CCNP DevOps. E como tal, segue o mesmo modelo das demais certificações deste nível.
O exame principal concentra-se no conhecimento de desenvolvimento e design de software, incluindo o uso de APIs, plataformas da Cisco, implantação e segurança de aplicativos, infraestrutura e automação.
Para conseguir esta certificação, precisamos passar no exame 300-901 (DEVCOR – Developing Applications Using Cisco Core Platforms and APIs) e em pelo menos uma especialização do tipo Automating and Programming (algumas estão disponíveis nas outras carreiras CCNPs).
-
300-435 ENAUTO – Automating and Programming Cisco Enterprise Solutions
-
300-535 SPAUTO – Automating and Programming Cisco Service Provider Solutions
-
300-635 DCAUTO – Automating and Programming Cisco Data Center Solutions
-
300-735 SAUTO – Automating and Programming Cisco Security Solutions
-
300-835 CLAUTO – Automating Cisco Collaboration Solutions
-
300-910 DEVOPS – Implementing DevOps Solutions and Practices using Cisco Platforms
-
300-915 DEVIOT – Developing Solutions using Cisco IoT and Edge Platforms
-
300-920 DEVWBX – Developing Applications for Cisco Webex and Webex Devices
Assim como as mudanças do CCNA, as mudanças no CCNP parecem boas.
Imagino que as provas Core serão mais difíceis, pois além de abrangentes substituirão a prova escrita do CCIE. É uma boa sacada a questão da especialização. Antes era uma bagunça, pois tínhamos as provas de carreira e as especializações de forma separada.
Com relação a re-certificação é ótimo termos a opção de Continuing Learn. Para quem não conseguir os pontos desta forma vai ser um pouco mais difícil, já que terá que tirar um Core ou duas especializações para renovar o título.
Mais informações sobre as certificações Professionals:
Até a próxima.
Boa noite,
Tenho uma dúvida, eu tenho a certificação antiga ccnp router e switch, se eu tirar a SCOR 350-701, eu renovo meu ccnp router e switch?
Olá Luiz, sua certificação ainda está válida ou expirou?
Boa noite.
Tenho a certificação CCNP Enterprise (Antiga CCNP R&S) e ela vence em 13-08-2023. Estive lendo e decidi renovar por meio da prova ENCOR 350-401. Estou no caminho correto? Fiquei na dúvida lendo o quadro acima que fala sobre 40 CE Credits. Minha dúvida é, além do exame ENCOR 350-401, preciso fazer algum curso ou algo para adquirir esses 40 CE Credits ou apenas passando no exame ENCOR 350-401 é o suficiente?
Olá Alex, basta a ENCOR.
São 3 opções para a renovação:
1) Passar na ENCOR ou
2) Conseguir 80 pontos CE (através de treinamentos grátis e pagos) ou
3) Conseguir 40 pontos CE e passar em uma prova do tipo concentration/especialista.
Bom dia André..
Eu tenho a certificação Encor 300-401 e Anarsi 300-410, as duas estão expirando, quais dessas duas eu preciso fazer para renovar as duas certificações?
Olá Cristiano.
Você precisa passar na prova Core (300-401), ou em DUAS “Concentration” (não precisa a mesma que você já fez).
Também seria uma opção passar em uma prova nível Expert, ou ainda via Continuing Education (fazendo os treianmentos você ganha créditos, e com 80 créditos vc tem a certificação renovada).
Mais informações aqui ->https://www.cisco.com/c/en/us/training-events/training-certifications/certifications/recertification.html