Para reiniciar um roteador Cisco utilizamos o comando reload (modo privilegiado ou diagnostico). Mas além disso este comando tem alguns parâmetros que podem ser muito úteis.
Veja abaixo a principais opções do comando reload.
Verify: O comando reload verify faz com que o equipamento verifique a integridade do IOS antes de reiniciar o equipamento. Se a integridade não estiver ok o reload não é executado.
Exemplo: Verificar a integridade do software antes de reiniciar
BrainRT01#reload /verify
In: Ao usarmos o reload in podemos especificar em quanto tempo o reload será executado. Muito útil quando estamos trabalhando remotamente. Podemos deixar o reload programado, assim, se alguma alteração causar a perda do acesso, em algum tempo o equipamento reinicia e o acesso volta (desde que você não tenha salvo a cagada rsrsrsr).
Exemplo: Reiniciar em 20 minutos
BrainRT01#reload in 20
Cancel: O reload cancel pode fazer par com o reload in. Após um reload estar programado, se você não quiser que ele seja executado basta usar o comando reload cancel.
Exemplo: Cancelar um reload programado
BrainRT01#reload cancel
At: Programa o reload para um horário específico. Podemos usar um horário, no formato HH:MM ou ainda especificar o dia e mês.
Exemplo: Agendando um reload para horário específico
BrainRT01#reload at 20:30
ou
BrainRT01#reload at 15:20 feb 10
Reason: O argumento reason permite adicionar um comentário sobre o reload.
Exemplo: Adicionando um comentário ao reload
BrainRT01#reload reason Troca do IOS
Ainda existem outras opções, que podem ser verificadas no Command Reference da versão 12.4.
Até a próxima.
Esse comando é obrigatório quando trabalhamos remoto e vamos fazer alterações em rotas, ACLs, entre outras configurações “perigosas”. Ótimo tutorial.