CREATE ACCOUNT

FORGOT YOUR DETAILS?

High Density WiFi, Co-Channel Interference e Cisco RX-SOP

by / quinta-feira, 10 novembro 2016 / Published in Cisco, Configuração, Dicas, Wireless

(E o foco?)

A regra mais básica de um projeto WiFi é: Não utilize o mesmo canal em access-points que estão próximos.

Contudo, como temos apenas 3 canais (1, 6, 11) que não se sobrepõe em 2.4 GHz, quando temos mais de 3 access-points acabamos tendo a reutilização de canais. Se estes access-points estiverem próximos, teremos a Co-Channel Interference (CCI).

Como o WiFi usa um meio de transmissão compartilhado (o ar), quando um dispositivo está transmitindo outro no mesmo canal não deve transmitir, ou ocorreriam colisões e retransmissões. O controle de quando transmitir ou não é feito pelo CCA – Clear Channel Assessment, que verifica se o meio está disponível (se não escuta nada com potência maior do que –85 dBm).

Isso é bem comum em ambientes de alta densidade, mas também também acontece em ambientes normais, afinal podemos ter access-points vizinhos, que não estão sob nossa gerência, usando os mesmos canais, ou canais adjacentes.

Com dois access-points usando o mesmo canal, temos menos espectro disponível (já que apenas um pode transmitir por vez), diminuindo consideravelmente a performance da rede.

CCI

Uma opção para amenizar o problema seria diminuir a potência de transmissão dos access-points, diminuindo também a área de cobertura.

Potencia de Transmissao

Outra opção, é aumentar o bitrate mínimo permitido para conexão.

Podemos configurar o access-point para permitir conexão apenas de dispositivos que suportem ao menos 18 Mbps. Nesta opção também estamos diminuindo a área de cobertura, já que para suportar esta taxa de transmissão mínima o dispositivo precisa estar mais próximo do AP, mas pelo menos ganhamos em desempenho.

Bitrate minimo

Apesar de estar ilustrando o funcionamento em uma WLC Cisco, todos estes conceitos são aplicáveis aos demais fabricantes, desde que permitam acesso a estas configurações. Mas é importante notar que só teremos ganhos com estas configurações se a interferência estiver sendo causada por access-points que temos acesso (do que adiantaria diminuir a potência de transmissão do seu AP, se ele continua ouvindo o AP do vizinho?).

Cisco RX-SOP

Ai que entra o RX-SOP.

O Receiver Start of Packet Detection Threshold (RX-SOP) instrui o access-point à ignorar pacotes “ouvido” a partir de certa potência (habilita um filtro no recebimento). De uma forma bem simples, configuramos o access-point para ouvir menos.

Com a necessidade de cobrir áreas com muitos usuários por metro quadrado (auditório, salas de aula, estádios), normalmente utilizando muitos access-points, a Cisco se viu obrigada a criar funcionalidades que pudessem ajudar nestes casos (aliás deu até um nome para este conjunto de funcionalidades e conceitos: HDX – High Density Experience). E o RX-SOP é uma desta funcionalidade!

O RX-SOP foi disponibilizado na interface gráfica a partir da versão 8.0, mas antes já era possível configurá-lo pela linha de comando.

O AP passa a “ouvir” menos interferências, mas também não ouvirá os dispositivos mais distantes. Talvez por receio de má utilização a Cisco tenha demorado para deixar esta opção visível na interface gráfica.

O RX-SOP permite 4 opções de configuração: High, Medium, Low e Auto. Veja na tabela abaixo os limites para cada opção.

RX-SOP Thresholds

Quando configuramos o threshold como “High”, o AP passa a ignorar transmissões percebidas abaixo de –76 bBm em 5 GHz e –79 dBm em 2.4 GHz (funciona da mesma forma com os demais valores).

Ou seja, habilitando o RX-SOP não teríamos problema de Co-Channel Interference no exemplo abaixo, e ambos access-points poderiam transmitir ao mesmo tempo.

RX-SOP

Todos os frames recebidos com RSSI mais fraco do que o configurado no RX-SOP são classificados como frames não-WiFi e não são decodificados pelo AP (são tratados como interferência não WiFi e detectados como ruído).

Os access-points 1552, 1570, 1600, 1700, 2600, 2700, 3500, 3600 e 3700 suportam o RX-SOP (não achei informação, mas acredito que os modelos 1800, 2800 e 3800 também suportem).

Mais informações:

Até a próxima.

2 Responses to “High Density WiFi, Co-Channel Interference e Cisco RX-SOP”

  1. Luciano Rodrigues da Silva says : Responder

    Ótimo post! Algumas coisas eu nunca tinha ouvido falar.

Deixe uma resposta

TOP